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Extensão

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: “CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO”.

O Curso de Extensão “ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL - “CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO”, elaborado pela Coordenação do NPJ, proporcionará maior conhecimento do assunto em estudo, aproximando os alunos da realidade acerca do trabalho infantil, fazendo diferencial, um despertar para consciência de responsabilidade social que permeia o tema proposto.

OBJETIVOS:

GERAL: Promover maior conhecimento do assunto em estudo, aproximando os alunos da realidade, fazendo diferencial, um despertar para consciência de responsabilidade social que permeia o tema proposto.

ESPECÍFICOS:

  • Retratar os aspectos mentais e psicológicos da criança e adolescente submetido a uma situação degradante de trabalho.
  • Apresentar as origens, conceito, caracterização das condições de trabalho, formas de fiscalização e combate a erradicação do trabalho infantil.
  • Abordar as ilicitudes, como as elencadas no artigo 149 do Código Penal e as previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
  • Transmitir as causas econômicas e políticas que permeiam o tema e conduzem para a utilização indigna de mão de obra infantil.

CONTEÚDO:

  • Realidade do município de Aparecida de Goiânia-GO acerca do trabalho infantil.
  • Origens, conceito, caracterização das condições de trabalho, formas de fiscalização e combate a erradicação do trabalho infantil.
  • Ilicitudes elencadas no Código Penal e as previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, acerca do trabalho infantil.
  • Causas econômicas e políticas que permeiam e conduzem para a utilização indigna de mão obra infantil.
  • Aspectos mentais e psicológicos da criança e adolescente submetido a uma situação degradante de trabalho.

            O Curso será realizado pelo Conselheiro Tutelar Wiliomar Francisco dos Santos, pelas professoras: M.ª Kelly Teixeira Norões, M.ª Marcela Iossi, M.ª Flávia Valéria e M.ª Núbia da Silva Ferreira de Medeiros; nos dias 09 e 30 de novembro de 2019 das 8h às 12h, totalizando 8h.

A Faculdade Nossa Senhora Aparecida – FANAP realizou o VIII INTEGRAFANAP nos dias 8 e 9 de maio de 2019, nos períodos matutino e noturno. O evento está na sua oitava versão, realizado desde o ano de 2012. A Programação envolveu atividades científicas (palestras, cursos, oficinas, pôsteres e minicursos), atividades lúdicas com as crianças e a atividade empreendedora com a participação de alunos e da comunidade externa. Tivemos ainda a grande participação de nossos egressos que estiveram na atividade empreendedora, assistiram palestras e vieram visitar a Instituição. No evento ainda ficou reservado um espaço para os Talentos FANAP (música), agradecimentos especiais a banda Tibornas, ao grupo Capoeira Arte Pura do Mestre E.T.. Essa integração de todos os cursos da FANAP ainda contemplou a participação efetiva da família dos alunos e dos colaboradores da FANAP e da comunidade externa. Agradecimentos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do evento.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: UM FATOR FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO

O curso preza estimular reflexões relativas à importância do preparo emocional do adulto tornando-se assim, capaz de gerenciar suas emoções e consecutivamente, as emoções das crianças, no que tange à uma prática relacional de bem-estar e confiança entre si.

Diante desta realidade, é necessário compreender a família e a escola como um espaço educacional multiplicador de pessoas que pensam, de seres que necessitam de qualidade de vida e saibam gerenciar estes pensamentos, situações e reações emocionais.

Neste trabalho, será possível abrir oportunidade para discussões e reflexões da prática docente e vivências pessoais no âmbito das emoções, temática tão necessária na sociedade contemporânea.

OBJETIVOS

GERAL: Saber lidar com as próprias emoções, distingui-las e trabalhar em grupo, edificando as competências socioemocionais, obtendo assim, melhor relacionamento acadêmico e social.

ESPECÍFICOS

  • Identificar o que é Inteligência Emocional;
  • Explicar como é possível utilizá-la para obtenção do sucesso profissional e pessoal; Evidenciar a Educação Emocional como importante ferramenta de trabalho.

CONTEÚDO

  • Propósito de vida;
  • A diferença entre terapia e coach;
  • A base da construção de crianças autolimitadoras;
  • A realidade da criança contemporânea.
  • O que é o Kids Coach?;
  • QI & QE;
  • Os principais comportamentos infantis em que o Coach pode auxiliar;
  • O que o Kids Coach faz e o que não faz;
  • O diálogo especial para momentos especiais.

O Curso de Extensão: Inteligência Emocional: um fator fundamental para a Educação será realizado pela Pedagoga e Psicopedagoga Letícia Pazuch, nos dias 23 de novembro e 07 de dezembro de 2019, das 8h às 12h, totalizando 08h. Investimento R$ 25,00.

A responsabilidade social tornou-se um dos eixos para as Instituições de Ensino Superior que têm o objetivo de formar o profissional cidadão. Nessa perspectiva, é papel das Instituições de Ensino Superior promover a reflexão e o questionamento sobre a responsabilidade social na formação dos alunos, como futuros agentes de transformação das questões sociais do País e, ao mesmo tempo, executores de Ações Afirmativas na promoção da igualdade de condições, tendo em vista a inclusão social.

A Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP) está inserida no Município de Aparecida de Goiânia, segunda cidade em número de habitantes, com um dos melhores PIBs do Estado de Goiás, mas que convive com um hiato social significativo.

Assim, percebe-se a falta de oportunidade para a continuidade dos estudos, o que leva à baixa qualificação para ocupação dos postos de trabalho, gerando desemprego. Nesse sentido a IES contribui com a oferta de cursos de interesse do mercado e da sociedade e busca, no seu locus de inserção, levar o corpo docente e discente a traduzirem os conteúdos ministrados em ações de cunho social, como vivências que colaboram para a formação dos profissionais como cidadãos responsáveis socialmente, na sua futura área de atuação.

O papel da FANAP, nesse cenário, como primeira IES a se instalar no município, é o de contribuir para o desenvolvimento local com projetos que tenham continuidade, promovam a auto sustentabilidade e a construção da cidadania plena; considerando a melhoria das condições de vida da população e as ações de inclusão e empreendedorismo.

O desenvolvimento de projetos que promovam a interação entre a Instituição, seus objetivos e valores, e a sociedade; potencializa a contribuição da Instituição como Socialmente Responsável.

Objetivos

  • Desenvolver projetos que viabilizem a vivência da realidade social e a inclusão social.
  • Garantir a relação bidirecional entre a faculdade e a sociedade, para que os problemas sociais emergentes, em especial, os locais e os da região, recebam atenção por parte dos cursos da FANAP, tendo em vista a contribuição ao desenvolvimento sustentável, a partir de projetos.
  • Aproximar o conhecimento e as novas tecnologias à realidade da comunidade, promovendo ações de impacto social.
  • Priorizar as práticas relacionadas às necessidades sociais mais emergentes, relacionadas à área de atuação dos cursos.
  • Incluir os conteúdos da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável na elaboração dos projetos de Responsabilidade Social.
  • Oferecer oportunidade aos acadêmicos de conhecerem a realidade em que atuarão como profissionais e cidadãos na sociedade.
  • Realizar atividades em parceria com empresas e outras instituições tendo em vista o desenvolvimento da comunidade.
     

    Responsabilidade Social - FANAP 2018


     

    Responsabilidade Social - FANAP 2017

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